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Perguntas frequentes

Você está na página de Perguntas Frequentes da Soluti. Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos. Para começar, escolha uma das categorias abaixo:

Perguntas frequentes para Certificados de Pessoa Física e Jurídica

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Perguntas frequentes para Telemedicina e Prescrição Eletrônica

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Perguntas frequentes sobre Recarga Bird ID

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PERGUNTAS FREQUENTES PARA CERTIFICADOS PESSOA FÍSICA E JURÍDICA

Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso. O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados. O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.
De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:
– Renovação Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?
– Videoconferência: de acordo com Instrução Normativa N.05 de 22 de Fevereiro de 2021, a modalidade de validação por videoconferência está disponível para todos os Certificados Digitais Pessoa Física e Jurídica, desde que atenda aos critérios informados na normativa. Para compra, basta clicar aqui.
– Presencial e VIP: Caso precise de um Certificado com mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. A validação VIP você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório para fazer a validação. É só ligar na unidade mais próxima e verificar disponibilidade, valores e agenda.
Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível: Renovar o Certificado PF A3 Emitir um novo Certificado PF A1 Emitir ou renovar o Bird ID Emitir um novo Certificado PJ A3 Emitir um novo Certificado PJ A1 Renovação Online.
É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias. O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.
O Certificado indicado é o PF A3. Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui. . Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token com desconto e ir até uma loja Soluti. Clique aqui para comprar.
Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
Será preciso que envie um e-mail para lojavirtual@soluti.com.br com o assunto “Estorno compra”. No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis daremos o retorno.
A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade: - Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência. - Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.
Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM. Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.
Se você estiver apto a fazer a validação por videoconferência, depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui..
É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.
Após o agendamento, você receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM. Assista o vídeo tutorial de agendamento da videoconferência.
Para reagendar ou reenviar os documentos, acesse esta página, insira o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senha, é necessário refazer todo o processo de agendamento.
Vídeo tutorial reenvio de documentos ou agendamento  em novo horário.
No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir. Se o acesso a videoconferência acontecer: - No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox - No celular: iPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).
Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações: - Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede; - Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel. - Saia e entre novamente na sala de videoconferência. - Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox). - Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.
Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar.
Veja o vídeo explicativo aqui.
A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.
Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima, pode agendar um horário para a visita e já emite o seu Certificado na hora com a ajuda de nosso atendente. ATENÇÃO: Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades da Soluti ou da sua rede de parceiros para verificar as condições de atendimento e agendamento de horário.
Dessa forma você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório fazer a validação. É só ligar na unidade mais próxima e verificar disponibilidade, valores e agenda.
Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“. É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também. Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.
A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.
Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:
Instalação do Java.
Emissão do A1.
Emissão do A3.
Emissão do Bird ID.
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo) ou pelo chat em nosso site.
A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança. Para auxilio, acesse o Chat em nosso site. Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.
Acesse a página de revogação clicando aqui,, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirme a revogação.
Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos pontos de atendimento Soluti com um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao atendente.
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da Soluti. Acesse clicando aqui..
Se você for médico, a Soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da Soluti. Acesse aqui.
Para médicos, a Soluti oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.
Teste o Certificado através do nosso sitema clicando aqui  e teste também em outro sistema, como e-CAC.
Se o Certificado funcionar em nosso teste ou no e-CAC, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 , (11) 3504-8798 ou WhatsApp (11) 3504-8787.
Entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo) ou (11) 3504-8798.
Caso o Bird ID não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.
Se o problema for PIN inválido é necessário sincronizar novamente. Clique aqui para assistir o vídeo tutorial.
Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova.
Confira aqui nosso vídeo explicativo.
Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de SPAM, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID.
Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.
Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.

PERGUNTAS FREQUENTES PARA TELEMEDICINA E PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA

O Certificado Digital, em resumo, é um documento (como um RG ou CPF) e por isso, precisa de uma etapa para checagem de documentos, garantindo autenticidade e segurança. O Certificado ideal para médicos é o Bird ID. As parcerias que a Soluti possui com os sistemas de saúde, só permitem o uso de Certificado Digital em nuvem.
Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso. O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica, impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados. O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.
O Certificado Digital é o que possibilita a assinatura digital de documentos com total segurança e validade jurídica. Com ele, é possível emitir e assinar receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos.
Sim, é possível usar o Bird ID para outras finalidades. São mais de 170 utilidades, como: acesso ao e-CAC, declaração de Imposto de Renda, assinatura de contratos, entre outras.
Não é necessário CRM Digital (carteira profissional com chip) para emissão do Bird ID. Entretanto, é necessário ter o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467 com disposições sobre ações de Telemedicina, o que contempla a emissão de receitas e atestados médicos à distância, desde que assinados com Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
A Soluti é uma das empresas credenciadas pelo ITI para emitir o Certificado nesse padrão.
As principais plataformas de prontuário eletrônico e prescrição estão integradas conosco. Confira nossas parcerias e os descontos para seus usuários clicando aqui.
Clicando aqui, você terá acesso a todas as parcerias da área médica. Algumas parcerias apresentam descontos para os médicos e outras o médico nem precisa comprar, pois a empresa parceira já realizou a aquisição.
Para os demais médicos a compra deve ser feita aqui.
Se a compra foi feita por boleto bancário, você receberá o e-mail em aproximadamente 1 dia útil, tempo necessário para ocorrer a compensação dele. Se usou cartão de credito, receberá o e-mail após a aprovação da sua operadora de cartão, que pode até entrar em contato com você, para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
Nesse caso, é necessário entrar em contato com os atendentes de nossa loja virtual através do chat em nosso site.
Será preciso que envie um e-mail para e-commerce@soluti.com.br com o assunto “Estorno compra”. No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis a equipe de vendas dará retorno.
Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM. Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.
A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:
- Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.
- Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.
Com o número do voucher em mãos, você deve agendar um horário para atendimento clicando aqui.
É nessa etapa que será solicitado a cópia do documento (CNH ou Carteira Profissional).
Após o agendamento, você receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência para atendimento.
Verifique sua caixa de SPAM, o e-mail pode chegar lá.
Veja aqui o vídeo tutorial de agendamento da videoconferência.
Para reagendar ou reenviar os documentos, acesse essa página, clica no botão reagendar, insira o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre da senha de emissão, é necessário refazer todo o processo de agendamento.
Veja aqui o vídeo tutorial para reenvio de documentos ou agendamento de um novo horário.
No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência. É preciso ter em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as cópias foram enviadas durante o agendamento. Sem ele não será possível prosseguir. Se o acesso a videoconferência acontecer: - No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox -No celular: IPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).
Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações: - Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede; - Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel. - Saia e entre novamente na sala de videoconferência. - Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox) - Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.
Entre em contato com a Soluti e informe o ocorrido.
Para garantir o atendimento, recomendamos que reagende para outro dia e horário, Vídeo tutorial de reagendamento.
Após o agendamento, você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar. Veja aqui o vídeo explicativo de como proceder.
Você receberá um e-mail documentando o NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento. Vídeo tutorial de reagendamento.
Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“. É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também. Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.
A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.
1 – Primeiro é necessário baixar o aplicativo Bird ID em seu smartphone.
2 – Em seguida, crie a senha PIN, obedecendo os padrões de segurança. Esse PIN será necessário toda vez que for acessar o aplicativo. 3 – O aplicativo te direcionará para realizar a baixa do Certificado. Para isso será solicitado
Usuário e Senha: USUÁRIO – Sequência de 30 dígitos que consta no e-mail de aprovação do Certificado. Caso não tenha encontrado, é importante verificar o SPAM ou buscar pelo assunto “Solicitação de Certificado Aprovado”.
SENHA – Trata-se da senha criada no momento do agendamento da videoconferência. No sistema é orientado que anote em local seguro.
Caso não lembre, será necessário refazer todo processo de videoconferência. Solicite auxilio através Chat.
4 – Após esse processo, o Certificado estará pronto para uso. O aplicativo começará a gerar uma sequência de 6 números que muda a cada 30 segundos (igual token de banco). É essa sequência que será solicitada para assinatura de documento ou acesso ao sistema desejado.
Assista aquio vídeo tutorial.
A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança. Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da Soluti. Acesse clicando aqui..
Se você for médico, a Soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da Soluti. Acesse aqui.
Para médicos, a Soluti oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.
Teste o Certificado através do nosso sistema clicando aqui e teste também em outro sistema, como e-CAC..
Se o Certificado funcionar em ambas as opções, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo), (11) 3504-8798, WhatsApp (11) 3504-8787 ou chat no site.
Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha” em que poderá solicitar uma nova. Confira o nosso vídeo explicativo.
Se o e-mail informado estiver correto, conferir na caixa de entrada e no SPAM, buscar pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID
Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.
De forma resumida: ao acessar o sistema de prontuário eletrônico ou prescrição digital, será solicitado o login para Assinatura Digital. Você deverá ingressar com seu CPF e o OTP gerado no aplicativo Bird ID instalado em seu smartphone. A partir daí, suas prescrições, laudos e demais documentos serão assinados digitalmente. Para maior detalhamento, recomendamos que entre em contato com o suporte do seu sistema para que eles ensinem o passo a passo do uso, pois não temos acesso a ferramenta. Veja aqui um exemplo de atendimento por telemedicina e assinatura digital.
Para assinar receitas através das plataformas é necessário possuir o Bird ID, pois os sistemas só aceitam esse Certificado para assinatura digital.
O Bird ID adquirido por videoconferência terá 1 ano de validade a partir da data da aprovação.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE RECARGA BIRD ID

A Recarga Bird ID é uma novidade que permite que você adquira novos créditos para o seu Certificado em nuvem, de acordo com a sua necessidade de uso.
Funciona como uma assinatura de chaves.
O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem que traz ainda mais liberdade para o seu dia a dia ao permitir que você o adquira conforme a sua necessidade. Por isso disponibilizamos planos com diferentes quantidades de créditos. Quando todos eles são utilizados, faz-se necessária a aquisição de um novo plano, ou seja, a Recarga Bird ID.
Escolher o plano mais adequado para você, de acordo com o seu uso; Fazer economia por comprar somente os créditos que precisa; Acompanhar e gerenciar facilmente o saldo dos novos créditos direto no aplicativo Bird ID; Ter a possibilidade de migrar para um outro plano a qualquer momento; Ter liberdade para usar os créditos por um período de 12 meses após a contratação.
A recarga do seu Bird ID pode ser feita diretamente na nossa loja virtual. Para escolher o seu Plano e realizar a recarga: .

Clique aqui

E, lembre-se: para realizar a recarga do seu Bird ID, é necessário que o seu Certificado Digital esteja ativo.
A ativação dos créditos na sua conta Bird ID é feita assim que o pagamento for efetivado pela instituição financeira. Pagamentos por boletos levam até 3 dias úteis para confirmação. Já os realizados por cartão, podem levar até 1 hora para serem aprovados pela operadora do cartão. Assim que o pagamento for efetuado, você receberá um e-mail de validação da compra. Fique atento à caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
Para cancelar uma compra de créditos do Bird id, o cliente tem até 07 dias úteis após a compra. Envie um e-mail para: ecommerce@soluti.com.br , informando o número do pedido após a realização da compra.
A consulta pode ser feita diretamente no seu aplicativo Bird ID. Após acessar o app, clique em “Identidade” e, em seguida, “Plano assinado”. Pronto, você sempre tem na mão o controle do seu Certificado Digital.
As assinaturas que forem realizadas por você, utilizando o seu Bird ID, via assistente do Desktop Bird ID. Ou seja, as assinaturas feitas com o Certificado instalado diretamente no computador.
Os créditos podem ser usados pelo período de 12 meses, após a sua contratação. Caso não sejam utilizados nesse período, serão acrescidos ao seu saldo total no momento de uma nova recarga.
A Recarga do seu Bird ID é a contratação de um novo Plano de Créditos, com transações disponibilizadas dentro do período de 12 meses. Já a Renovação é a extensão do prazo de validade do Certificado Digital. O seu Bird ID tem prazo de validade de 5 anos, contados a partir da data de emissão do mesmo. Ela pode ser feita presencialmente ou de forma online, estendendo a validade do seu Certificado por mais 5 anos.
Não, para usar o seu Bird ID é necessário ter créditos disponíveis para uso.