Perguntas frequentes
Você está na página de Perguntas Frequentes da Soluti. Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos. Para começar, escolha uma das categorias abaixo:
Perguntas frequentes para certificados pessoa física e jurídica
Se ainda sim o sei Bird ID não funcionar, entre em contato com nosso suporte técnico clicando aqui.
Perguntas frequentes para telemedicina e prescrição eletrônica
Perguntas frequentes sobre o Bird ID
- O que é o Bird ID?O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem. Ele dispensa o uso de mídias físicas (Token ou Smartcard), e pode ser usado diretamente no seu smartphone através do aplicativo Bird ID oferecendo mais liberdade e autonomia.
- Como e onde posso utilizar o Bird ID?O Bird ID pode ser usado para assinatura de contratos, procurações e declarações; também envio do SPED, assinatura de controle de câmbio, acesso ao e-CAC, identificação na Conectividade Social, envio da declaração do Imposto de Renda, entre outras aplicações. Ele é compatível com plataformas integradas, como o Gov.br e com sites não integrados usando o Bird ID Desktop. As assinaturas diretamente no app estão disponíveis a partir da versão 4.0.
- Quais tipos de transação o Bird ID realiza?O Bird ID realiza dois tipos de transações: assinatura (são transações de assinaturas de documentos), e autenticação (são transações de acesso a sistemas (login)).
- Como minha identidade é verificada?A utilização do Bird ID é baseada no código OTP gerado no app. A OTP, ou One-Time Password, é um método de autenticação de dois fatores. Trata-se de um código de segurança que é gerado apenas uma vez a cada 30 segundos no aplicativo do Bird ID, garantindo a segurança da conta do usuário.
- Qual a validade do Certificado Digital Bird ID?Todo Certificado Digital Bird ID tem 05 anos de validade, sendo sua utilização vinculada a uma conta pessoal do titular (também chamado de usuário). Importante não confundir a validade do certificado com a expiração do pacote contratado.
- Posso assinar documentos através do aplicativo Bird ID?Sim, é possível assinar documentos diretamente no aplicativo Bird ID em smartphones e tablets, mas apenas na versão mais atual, o Bird ID 4.0. Para isso, é necessário que o certificado esteja instalado no app. No computador, você também pode assinar documentos utilizando o Bird ID Desktop, com o código OTP gerado pelo aplicativo.
- Como faço para instalar o Bird ID Desktop no meu computador?Acesse o suporte em birdid.com.br/instalacao–bird-id/. Nesse link você poderá baixar o programa conforme o sistema operacional do computador.
- Como consultar meu saldo?Você pode consultar seu saldo pelo painel do Bird ID no navegador ou diretamente no aplicativo. A consulta está disponível para dispositivos Android e iOS (iPhone). Em ambos os casos, você tem acesso rápido e prático ao controle do seu Certificado Digital.
- Como os meus créditos são consumidos?Toda utilização do Bird ID, como assinaturas e envios de documentos oficiais, consome créditos do seu plano, desde que esteja dentro do período de validade. Certifique-se de manter créditos disponíveis para continuar usando o serviço.
- O que é a senha do Portal/Conta Bird ID?É a senha que permite sincronizar novos dispositivos e acessar o painel do Bird ID (portal.birdid.com.br) para gerenciar seus certificados. Ela é criada ao instalar o certificado no celular pela primeira vez. Para sua segurança, o Certificado Digital não fica armazenado no aplicativo, mas sim na nuvem, na sua Conta Bird ID. O app utiliza essa conta para acessar o certificado sempre que necessário.
- O que é a senha de emissãoEssa senha, como o próprio nome diz, é a senha de emissão do certificado, é por meio dela que é possível realizar a baixa do certificado para o painel.
- O que é a senha do aplicativo?Esta senha serve de proteção para o aplicativo, para evitar que outras pessoas que mexem no celular tenham acesso ao seu certificado.
- Para sincronizar o Bird ID utiliza qual senha?Para sincronizar o Bird ID é necessário especificamente da senha do portal, criado quando o certificado foi emitido.
- Esqueci minha senha do Portal do Bird ID, como recuperar?Para recuperar a senha do portal basta clicar em “esqueci a senha do portal”, será enviado um e-mail com instruções para a criação
- Esqueci minha senha de emissão, como recuperar?Caso tenha sido feito por videoconferência e tenha se esquecido da senha de emissão, não há como recuperá-la. Já se o certificado tiver sido feito presencialmente, então você poderá solicitar uma cópia do documento reservado onde constam os dados de emissão de uma nova senha.
- Mudei de celular. E agora, como proceder?É possível sincronizar o novo celular com o Bird iD. Você deve: baixar o app Bird ID no novo dispositivo; abrir o aplicativo; criar a senha de acesso ao aplicativo; acesso o menu lateral; clique na opção “Sincronizar dispositivo”; digite seu CPF e a senha do Portal Bird ID. E pronto! Seu Bird ID estará pronto para utilização em seu novo celular.
- Para sincronizar, qual senha devo utilizar?Para sincronizar o Bird ID é necessário especificamente da senha do portal, criado quando o certificado foi emitido. Outra opção: Para sincronizar o Bird ID você deverá utilizar a senha do portal Bird ID (criada quando você configurou o certificado no seu celular pela primeira vez).
- O Bird ID é compatível com quais dispositivos?O Bird ID é compatível com computadores, tablets e smartphones.
- O que é a recarga BirdID?A recarga Bird ID é o plano de créditos para realizar transações com o Certificado Digital em Nuvem. Você faz a aquisição de créditos conforme o uso, gerando economia e liberdade.
- Como saber quais pacotes de crédito devo escolher?A escolha do pacote de créditos depende da frequência e do tipo de uso do Bird ID. Se você utiliza frequentemente para assinaturas, autenticações ou envio de documentos, recomendamos pacotes maiores. Consulte nosso site, compare as opções disponíveis e escolha o ideal para sua rotina.
- Meus créditos acabaram. Como adquirir um novo plano de créditos pelo site?A recarga do seu Bird ID pode ser feita diretamente na nossa loja virtual. Acesse nosso site, clique na aba “Certificado Digital” e em seguida “Recarga Bird ID” para escolher o seu Plano e realizar a recarga. Lembre-se: para realizar a recarga do seu Bird ID, é necessário que o seu Certificado Digital esteja ativo.
- Meus créditos acabaram. Como adquirir um novo plano de créditos pelo app?Você pode recarregar seus créditos diretamente pelo app Bird ID. Acesse o menu (três barras no canto superior esquerdo), clique em “Fazer recarga” e escolha o plano desejado. Lembre-se de que seu Certificado Digital precisa estar ativo para realizar a recarga.
- Comprei créditos, mas não estão disponíveis.A ativação dos créditos na sua conta Bird ID é feita assim que o pagamento for efetivado pela instituição financeira. Pagamentos por boletos levam até 3 dias úteis para serem confirmados. Já os realizados por cartão, podem levar até 1 hora para serem aprovados pela operadora do cartão. Assim que o pagamento for efetuado, você receberá um e-mail de validação da compra. Fique atento à caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
- Como cancelar a compra dos meus créditos?Você tem até 7 dias para solicitar o cancelamento da compra da Recarga Bird ID. Para solicitar o estorno da compra, envie um e-mail no formulário disponível em soluti.com.br/fale-conosco/ pela nossa página de contato informando o número do pedido após a realização da compra. A equipe responsável retornará em até 2 dias úteis.
- Quais transações serão descontadas dos meus créditos?Sempre que utilizar seu certificado digital para alguma assinatura ou acesso a algum site será descontado do seu plano uma transação.
- Qual a validade dos créditos? Eles são cumulativos?Os créditos podem ser usados pelo período de até 12 meses, após a sua contratação. Apenas a recarga de 5 mil assinaturas possui a validade de 12 meses. As recargas de 50 assinaturas têm validade de 3 meses, e as de 5 assinaturas, validade de 1 mês. Caso não sejam utilizados nesse período, serão acrescidos ao seu saldo total no momento de uma nova recarga.
- Qual a diferença entre recarga e renovação?A recarga do seu Bird ID é a contratação de um novo Plano de Créditos, com transações disponibilizadas dentro do período de até 12 meses. A recarga de 5 mil assinaturas possui a validade de 12 meses. As recargas de 50 assinaturas têm validade de 3 meses, e as de 5 assinaturas, validade de 1 mês. Já a renovação é a extensão do prazo de validade do Certificado Digital. O seu Bird ID tem prazo de validade de 5 anos, contados a partir da data de emissão do mesmo. Ela pode ser feita presencialmente ou de forma online, estendendo a validade do seu Certificado por mais 5 anos.
- Meus créditos acabaram. Preciso comprar outro Bird ID?Não, basta fazer a aquisição de novos créditos para continuar utilizando
- Conseguirei usar meu Bird ID sem plano de créditos ativo?Não, para usar o seu Bird ID é necessário ter créditos disponíveis para uso.
Perguntas frequentes sobre recarga Bird ID
Perguntas frequentes sobre SSL
Fique por dentro
Receba a nossa Newsletter sobre os principais temas que envolvem o mundo da Certificação Digital, do empreendedorismo e da tecnologia.
E fique tranquilo, também não gostamos de spam no e-mail 😉