Perguntas Frequentes

Você está na página de Perguntas Frequentes da Soluti.

Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos. Para começar, escolha uma das categorias abaixo:

PERGUNTAS FREQUENTES PARA CERTIFICADOS DE PESSOA FÍSICA E JURÍDICA

COMPRA E CANCELAMENTO DE PRODUTOS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BIRD ID E O E-CPF A3?

Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso.

O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.

O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.

COMO COMPRAR O CERTIFICADO DIGITAL?

De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:

 – Renovação Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?

 – Videoconferência: de acordo com Resolução n°170, todo Certificado Digital emitido por videoconferência terá validade de 12 meses. Para compra, basta clicar aqui.

 – Presencial e VIP: Caso precise de um Certificado com validade superior a 12 meses ou a mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima.

Confira aqui as unidades abertas. Recomendamos que ligue antes para verificar possíveis alterações de funcionamento.

O cliente que precisa de um Certificado com validade superior a 12 meses, também pode adquiri-lo solicitando um atendimento em sua residência ou empresa. Para isso deve ligar em uma de nossas unidades, conferir o valor cobrado e disponibilidade. Saiba quais as unidades estão abertas clicando aqui

ONDE ENCONTRO UNIDADES QUE ESTÃO EM FUNCIONAMENTO DA SOLUTI?

Confira aqui as unidades abertas para aquisição do Certificado  Digital presencialmente.

EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?

Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível:

  • Renovar o Certificado PF A3
  • Emitir um novo Certificado PF A1
  • Emitir ou renovar o Bird ID
  • Emitir um novo Certificado PJ A3
  • Emitir um novo Certificado PJ A1

Renovação Online.

É POSSÍVEL FAZER RENOVAÇÃO ONLINE COM O CERTIFICADO DIGITAL DE OUTRA CERTIFICADORA?

Sim.

É POSSIVEL EMITIR CERTIFICADO COM PROCURAÇÃO?

É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.

O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.

QUAL O CERTIFICADO INDICADO PARA ADVOGADOS?

O Certificado indicado é o PF A3.

Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui. 

Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token com desconto e ir até uma loja Soluti. Clique aqui para comprar.

 

FIZ A COMPRA, MAS AINDA NÃO RECEBI E-MAIL.

Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual.

É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.

DESEJO ESTORNAR A COMPRA. COMO PROCEDER?

Será preciso que envie um e-mail para lojavirtual@soluti.com.br com o assunto “Estorno compra”.  No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis daremos o retorno.

VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA

QUALQUER PESSOA PODE FAZER A VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA?

Conforme a Resolução Nº 170 do ITI, em 24 de abril 2020, foi autorizado o uso da videoconferência também para a aquisição do primeiro Certificado Digital, para Pessoa Física e Jurídica, porém, restrito a validade de 12 meses.

Esse Certificado pode ser do tipo: A1 (instalado no computador), A3 (armazenado em smartcard ou token) ou o Bird ID (armazenado em nuvem) que é o modelo ideal para médicos.

Caso seja preciso um Certificado com validade superior a 12 meses, é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO POR VIDEOCONFERÊNCIA?

NÃO RECEBI O E-MAIL COM LINK DA VÍDEOCONFERÊNCIA. COMO FAZER?

Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM.

Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.

COMO AGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA?

Depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.

É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.

Após o agendamento, o cliente receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM. Assista o vídeo tutorial de agendamento da videoconferência. 

COMO REAGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA OU REENVIAR OS DOCUMENTOS?

Para reagendar ou reenviar os documentos,  acesse esta página, insera o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senh,a é necessário refazer todo o processo de agendamento.

Vídeo tutorial reenvio de documentos ou agendamento  em novo horário.

 

COMO REALIZAR A VIDEOCONFERÊNCIA?

No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.

Se o acesso a videoconferência acontecer:

  • No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox
  • No celular: iPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).

ACESSEI O LINK, MAS O ATENDENTE NÃO ESTAVA.

Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:

  • Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
  • Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
  • Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
  • Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox).
  • Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.

AGENDEI A VIDEOCONFERÊNCIA, MAS ESQUECI O DIA E HORÁRIO. COMO CONSULTAR?

Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar. Veja o vídeo explicativo aqui.

O QUE FAZER QUANDO NÃO COMPARECI NA VIDEOCONFERÊNCIA?

A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.

VALIDAÇÃO PRESENCIAL OU VALIDAÇÃO VIP

QUERO EMITIR O CERTIFICADO PRESENCIALMENTE. QUAIS LOJAS ESTÃO FUNCIONANDO?

Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

QUERO EMITIR POR VALIDAÇÃO VIP. COMO AGENDAR?

Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades abertas ou de nossos parceiros para saber mais informações sobre essa possibilidade. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO CERTIFICADO

QUAL O PRAZO PARA APROVAÇÃO DO CERTIFICADO?

Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“.  É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também.

Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.

CASO O CERTIFICADO SEJA RECUSADO. COMO PROCEDER?

A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO

COMO REALIZAR A BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO?

Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:

Instalação do Java.

Emissão do A1.

Emissão do A3.

Emissão do Bird ID.

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo) ou pelo chat em nosso site

O QUE FAZER QUANDO ESQUECER A SENHA DE EMISSÃO E PRECISA REVOGAR O CERTIFICADO PARA REALIZAR UM NOVO AGENDAMENTO?

A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.

Para auxilio, acesse o Chat em nosso site.

Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.

COMO REVOGAR O CERTIFICADO EM CASO DE PERDA?

Acesse a página de revogação clicando aqui, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirmar a revogação.

Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos pontos de atendimento Soluti com um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao atendente.

USO DO CERTIFICADO DIGITAL

TENHO UM COMPUTADOR MAC E QUERO ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?

Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)

Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da Soluti. Acesse clicando aqui.

Se você for médico, a Soluti oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.

TENHO UM COMPUTADOR WINDOWS E QUERO UTILIZAR O BIRD ID PARA ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?

Siga os passos do  MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS)

Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da Soluti. Acesse aqui.

Para médicos, a Soluti oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.

 

PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – A1 OU A3

O CERTIFICADO PAROU DE FUNCIONAR?

Teste o Certificado através do nosso sitema clicando aqui e teste também em outro sistema, como e-CAC.

Se o Certificado funcionar em nosso teste ou no e-CAC, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 , (11) 3504-8798 ou WhatsApp (11) 3504-8787.

ESQUECI OU BLOQUEEI A SENHA DO CERTIFICADO.

Entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo) ou (11) 3504-8798.

PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – BIRD ID

O BIRD ID PAROU DE FUNCIONAR OU NÃO FUNCIONA NA PLATAFORMA. COMO PROCEDER?

Caso o Bird ID não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.

Se o problema for PIN inválido é necessário sincronizar novamente. Clique aqui para assistir o vídeo tutorial

ESQUECI A SENHA DO PORTAL DO BIRD ID. COMO PROSSEGUIR?

Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova. Confira aqui nosso vídeo explicativo.

TENTEI RECUPERAR A SENHA DO PORTAL, MAS NÃO RECEBI O E-MAIL. COMO PROSSEGUIR?

Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de SPAM, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID.

ESQUECI O PIN DE ACESSO AO APLICATIVO. O QUE FAZER?

Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.

PRECISO SINCRONIZAR UM NOVO APARELHO. O QUE FAZER?

Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.

 

PERGUNTAS FREQUENTES PARA TELEMEDICINA E PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA

Dúvidas gerais sobre Certificação Digital

O QUE É O CERTIFICADO DIGITAL E QUAL O MODELO IDEAL PARA ASSINAR AS RECEITAS?

O Certificado Digital, em resumo, é um documento (como um RG ou CPF) e por isso, precisa de uma etapa para checagem de documentos, garantindo autenticidade e segurança.

O Certificado ideal para médicos é o Bird ID. As parcerias que a Soluti possui com os sistemas de saúde, só permitem o uso de Certificado Digital em nuvem.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BIRD ID E O E-CPF A3?

Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso.

O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica, impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.

O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CERTIFICADO DIGITAL E ASSINATURA DIGITAL?

O Certificado Digital é o que possibilita a assinatura digital de documentos com total segurança e validade jurídica. Com ele, é possível emitir e assinar receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos.

É POSSÍVEL USAR O BIRD ID PARA OUTRAS FINALIDADES OU O MÉDICO SÓ CONSEGUE ASSINAR RECEITAS E OS PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS?

Sim, é possível usar o Bird ID para outras finalidades. São mais de 170 utilidades, como: acesso ao e-CAC, declaração de Imposto de Renda, assinatura de contratos, entre outras.

PARA EMITIR O CERTIFICADO É NECESSÁRIO O CRM DIGITAL?

Não é necessário CRM Digital (carteira profissional com chip) para emissão do Bird ID. Entretanto, é necessário ter o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).

PORQUE O MÉDICO PRECISA DE UM CERTIFICADO BIRD ID?

O Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467 com disposições sobre ações de Telemedicina, o que contempla a emissão de receitas e atestados médicos à distância, desde que assinados com Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A Soluti é uma das empresas credenciadas pelo ITI para emitir o Certificado nesse padrão.

As principais plataformas de prontuário eletrônico e prescrição estão integradas conosco. Confira nossas parcerias e os descontos para seus usuários clicando aqui.

Compra, cancelamento e troca de produtos

COMO COMPRAR O BIRD ID?

Clicando aqui, você terá acesso a todas as parcerias da área médica. Algumas parcerias apresentam descontos para os médicos e outras o médico nem precisa comprar, pois a empresa parceira já realizou a aquisição.

Para os demais médicos a compra deve ser feita aqui.

COMPREI O BIRD ID MAS AINDA NÃO RECEBI E-MAIL

Se a compra foi feita por boleto bancário, você receberá o e-mail em aproximadamente 1 dia útil, tempo necessário para ocorrer a compensação dele.

Se usou cartão de credito, receberá o e-mail após a aprovação da sua operadora de cartão, que pode até entrar em contato com você, para confirmar a compra.

Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual.

É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.

COMPREI O CERTIFICADO ERRADO. O QUE FAZER?

Nesse caso, é necessário entrar em contato com os atendentes de nossa loja virtual através do chat em nosso site.

DESEJO O ESTORNO DA COMPRA. COMO PROCEDER?

Será preciso que envie um e-mail para lojavirtual@soluti.com.br com o assunto “Estorno compra”.  No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis a equipe de vendas dará retorno.

Validação por Videoconferência

NÃO RECEBI O E-MAIL COM LINK DA VIDEOCONFERÊNCIA. COMO FAZER?

Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM.

Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.

QUALQUER CLIENTE PODE FAZER A VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA?

Conforme a Resolução Nº 170 do ITI, em 24 de abril 2020, foi autorizado o uso da videoconferência também para a aquisição do primeiro Certificado Digital, para Pessoa Física e Jurídica, porém, restrito a validade de 12 meses. Esse Certificado pode ser do tipo: A1 (instalado no computador), A3 (armazenado em smartcard ou token) ou o Bird ID (armazenado em nuvem) que é o modelo ideal para médicos.

Caso seja preciso um Certificado com validade superior a 12 meses, é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

COMO AGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA?

Com o número do voucher em mãos, você deve agendar um horário para atendimento clicando aqui.

É nessa etapa que será solicitado a cópia do documento (CNH ou Carteira Profissional).

Após o agendamento, você receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência para atendimento.

Verifique sua caixa de SPAM, o e-mail pode chegar lá.

Veja aqui o vídeo tutorial de agendamento da  videoconferência.

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COMO REAGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA OU REENVIAR OS DOCUMENTOS?

Para reagendar ou reenviar os documentos, acesse essa página, clica no botão reagendar, inseria o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre da senha de emissão, é necessário refazer todo o processo de agendamento.

Veja aqui o vídeo tutorial para reenvio de documentos ou agendamento de um novo horário.

COMO REALIZAR A VIDEOCONFERÊNCIA?

No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência. É preciso ter em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as cópias foram enviadas durante o agendamento. Sem ele não será possível prosseguir.

Se o acesso a videoconferência acontecer:

  • No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox
  • No celular: IPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).

ACESSEI O LINK E O AGR NÃO ESTAVA

Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:

    • Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
    • Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
    • Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
    • Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox)
  • Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.

O QUE FAZER QUANDO UMA VIDEOCONFERÊNCIA NÃO FOR REALIZADA POR ERROS DO SISTEMA?

Entre em contato com a Soluti pelo pelo chato em nosso site.

Para garantir o atendimento, recomendamos que reagende para outro dia e horário, clicando aqui.

Vídeo tutorial de reagendamento.

AGENDEI A VIDEOCONFERÊNCIA, MAS ESQUECI O DIA E HORÁRIO. COMO CONSULTAR?

Após o agendamento, você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência.

Caso prefira, você pode reagendar. Veja aqui o vídeo explicativo de como proceder.

NÃO COMPARECI NA VIDEOCONFERÊNCIA. O QUE FAZER?

Você receberá um e-mail documentando o NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.

Vídeo tutorial de reagendamento.

Validação presencial ou validação externa

QUERO EMITIR O CERTIFICADO PRESENCIALMENTE. QUAIS LOJAS ESTÃO FUNCIONANDO?

Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui. É importante entrar em contato atencipadamente para agendar um horário.

QUERO EMITIR POR VALIDAÇÃO VIP. COMO AGENDAR?

Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades abertas ou de nossos parceiros para saber mais informações sobre essa possibilidade. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

Aprovação e reprovação do Certificado

QUAL O PRAZO PARA APROVAÇÃO DO CERTIFICADO?

Após a videoconferência, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada”.  É importante se atentar  a caixa SPAM também.

Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de números necessária para baixar o Certificado.

O CERTIFICADO FOI RECUSADO. COMO PROCEDER?

A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.

Baixa e instalação do Bird ID

COMO FAZER O DOWNLOAD DO BIRD ID?

1 – Primeiro é necessário baixar o aplicativo Bird ID em seu smartphone.

2 – Em seguida, crie a senha PIN, obedecendo os padrões de segurança. Esse PIN será necessário toda vez que for acessar o aplicativo.

3 – O aplicativo te direcionará para realizar a baixa do Certificado. Para isso será solicitado

Usuário e Senha:

USUÁRIO – Sequência de 30 dígitos que consta no e-mail de aprovação do Certificado. Caso não tenha encontrado, é importante verificar o SPAM ou buscar pelo assunto “Solicitação de Certificado Aprovado”.

SENHA – Trata-se da senha criada no momento do agendamento da videoconferência. No sistema é orientado que anote em local seguro.

Caso não lembre, será necessário refazer todo processo de videoconferência. Solicite auxilio através Chat.

4 – Após esse processo, o Certificado estará pronto para uso. O aplicativo começará a gerar uma sequência de 6 números que muda a cada 30 segundos (igual token de banco). É essa sequência que será solicitada para assinatura de documento ou acesso ao sistema desejado.

 Assista aqui o vídeo tutorial

O QUE FAZER QUANDO ESQUECER A SENHA DE EMISSÃO E PRECISAR REVOGAR O CERTIFICADO PARA REALIZAR UM NOVO AGENDAMENTO?

A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.

Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.

Uso do Certificado Digital

TENHO UM COMPUTADOR MAC E QUERO UTILIZAR O BIRD ID PARA ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?

Preparamos uma artigo em nosso blog com o passo a passo, acesse aqui.

TENHO UM COMPUTADOR WINDOWS E QUERO UTILIZAR O BIRD ID PARA ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?

Preparamos uma artigo em nosso blog com o passo a passo, acesse aqui.

O CERTIFICADO PAROU DE FUNCIONAR OU NÃO FUNCIONA NA PLATAFORMA. COMO PROCEDER?

Teste o Certificado através do nosso sistema clicando aqui  e teste também em outro sistema, como e-CAC.

Se o Certificado funcionar em ambas as opções, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Soluti pelos números 0800 941 6602 (apenas ligações de telefone fixo), (11) 3504-8798, WhatsApp (11) 3504-8787 ou chat  no site.

ESQUECI A SENHA DO PORTAL DO BIRD ID. COMO PROSSEGUIR?

Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha” em que poderá solicitar uma nova. Confira o nosso vídeo explicativo.

TENTEI RECUPERAR A SENHA DO PORTAL, MAS NÃO RECEBI O E-MAIL. COMO PROSSEGUIR?

Se o e-mail informado estiver correto, conferir na caixa de entra e no SPAM, buscar pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID

ESQUECI O PIN DO APP BIRD ID. O QUE FAZER?

Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.

PRECISO SINCRONIZAR UM NOVO APARELHO. COMO RESOLVER?

Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.

COMO ASSINAR COM CERTIFICADO DIGITAL?

De forma resumida: ao acessar o sistema de prontuário eletrônico ou prescrição digital, será solicitado o login para Assinatura Digital. Você deverá ingressar com seu CPF e o OTP gerado no aplicativo Bird ID instalado em seu smartphone. A partir daí, suas prescrições, laudos e demais documentos serão assinados digitalmente.

Para maior detalhamento, recomendamos que entre em contato com o suporte do seu sistema para que eles ensinem o passo a passo do uso, pois não temos acesso a ferramenta.

Veja aqui um exemplo de atendimento por telemedicina e assinatura digital.

TENHO UM E-CPF A3 (TOKEN) DA SOLUTI. É POSSÍVEL ASSINAR RECEITAS COM ELE OU É NECESSÁRIO O BIRD ID?

Para assinar receitas através das plataformas é necessário possuir o Bird ID, pois os sistemas só aceitam esse Certificado para assinatura digital.

QUAL A VALIDADE DO CERTIFICADO?

O Bird ID adquirido por videoconferência terá 1 ano de validade a partir da data da aprovação.

Ainda precisa de ajuda?

TELEFONE 0800 941 6602
Ligação apenas de telefone fixo
E-MAIL suporte@soluti.com.br

Horário de atendimento

Segunda a Sexta, das 8h às 19h e Sábado, das 8h às 12h