#title

Videoconferência

A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 garante a oferta de Certificados Digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, de forma remota, sem a necessidade de comparecimento presencial.

Na prática, o processo de validação por videoconferência está disponível para as pessoas que já tinham um Certificado Digital antes e fizeram a coleta biométrica na validação dele. Dessa forma, os dados biométricos já estão cadastrados e a pessoa está apta para nova emissão por videoconferência. 

Uma outra possibilidade é a posse da CNH (Carteira Nacional de Habilitação - emitida a partir de 2016), uma vez que a IN define a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como uma das Bases Oficiais Nacionais admitidas para fins de batimento biométrico e biográfico.

O objetivo da normativa é aumentar a segurança na identificação dos titulares e responsáveis por Certificados Digitais, reduzindo o risco de fraudes, e permitir a simplificação do processo de emissão de Certificados.   

Caso não esteja apto a fazer a validação por videoconferência, será necessário realizar a validação presencialmente em uma unidade Soluti ou na rede parceira em todos os estados do Brasil, o agendamento pode ser feito através de nosso sistema (clique aqui) ou via telefone. É possível adquirir o Certificado Digital online na loja virtual da Soluti e comparecer à unidade apenas para fazer a validação. Se preferir, você ainda pode adquirir o Certificado diretamente em uma unidade Soluti e da sua rede de parceiros.

 

Conheça mais sobre o processo de videoconferência

Veja as nossas respostas de perguntas frequentes

Já adquiriu seu Certificado Digital?

Veja os vídeos passo a passo de como fazer o agendamento com e sem CNH, em seguida agende sua validação por videoconferência.